Lançar qualquer novo projeto de TI é um negócio arriscado, com muitos projetos falhando por não possuírem processos mapeados e gerenciamento adequado. Hoje vamos falar sobre como aumentar o desempenho de seu projeto.
Aqui estão 10 dicas eficientes para ajudar as empresas a gerir com sucesso os seus projetos de software e rapidamente atingir os seus objetivos principalmente a aumentar o desempenho de seu projeto.
-
Planeje e esboce o que você deseja alcançar
Antes de começar a desenvolver, você precisa decidir exatamente o que é que você deseja alcançar.
Quais são seus objetivos e o que você quer obter de seu projeto de software.
Depois de ter uma visão fixa do que você precisa e o que você busca com o seu projeto, é muito mais fácil manter seu “carro na pista” e aumentar o desempenho de seu projeto.
Pense da seguinte forma:
“Se existe algo que não vai ajudá-lo a alcançar seu produto final, então não é vital para o projeto e não faz sentido usar seu orçamento ou seus prazos nesta demanda.”
-
Reveja suas políticas e procedimentos internos
Certifique que tudo está no lugar para garantir que os prazos que você deseja alcançar são realmente viáveis .
A revisão constante de seus processos internos é uma maneira maravilhosa de realizar projetos, mas isso precisa ser contabilizado junto com seu esforço de desenvolvimento.
-
Não se esqueça do dia de trabalho
Ao estimar escalas de tempo, não se esqueça que as pessoas também têm seus trabalhos do dia para fazer.
Se isso não for contabilizado no esforço de seu projeto, facilmente você irá levar muito mais tempo do que foi inicialmente previsto.
É interessante dedicar cerca de 20% a 30% de seu esforço para estas atividades.
-
Funções e responsabilidades para aumentar o desempenho de seu projeto
Defina quem será o responsável pelo que e quem são os principais interessados no seu projeto.
Um Gerente de Projeto e o responsável por todas as decisões finais, isso é ainda mais importante se você tiver um projeto que interage com vários departamentos.
Você pode selecionar alguém internamente para ser gerente de projeto ou contratar externamente, mas o ideal é que o responsável pelo projeto, possua alguma experiência em gerenciamento de projetos similares e gestão de escopo.
Os gerentes de projeto são responsáveis pelos “deslize de escopo”, ou seja, um projeto que se ultrapassa o orçamento por excesso de programação.
Quanto mais experientes for um gestor de projeto, mais tranquilo será o seu projeto e as chances de aumentar o desempenho de seu projeto serão mais acessíveis.
-
Mantenha sua base de dados sempre atualizada
Se o seu projeto incluir a migração de dados, então é vital inclua em seu orçamento tempo e esforço para uma revisão nesta base de dados e uma possível restruturação de tabelas.
Tenha certeza que dados antigos ou desatualizados realmente sejam utilizados, desta forma o seu investimento de projeto não terá nenhum obstáculo.
-
Aprovação interna dos usuários
Certifique-se de que, ao longo do projeto, você está se comunicando bem com os principais interessados - especialmente aqueles que serão seus usuários finais.
É vital obter dos seus usuários e interessados o “buy-in“ para que seu projeto seja um sucesso.
-
Não subestime o tempo de conclusão das tarefas
É realmente importante que ao planejar seu projeto, você seja realista sobre o tempo que pode levar para concluir uma tarefa.
Pesquise de antemão tarefas similares e converse com seu time antes de definir seus prazos.
É melhor superestimar do que subestimar!
Afinal é bem melhor manter um projeto dentro do orçamento do que ter de constantemente renegociar prazos e orçamentos.
-
Teste, teste, teste e teste novamente
O teste contínuo é a chave para um projeto bem-sucedido, mas o ponto vital é que você precisa testar seus próprios cenários.
Faça testes que você julga relevantes para sua organização, e monte uma lista de cenários possíveis.
Priorize os cenários que realmente acontecem em seu ambiente de negócios.
-
Go-live sucesso está em suas mãos
Um go-live bem-sucedido deve buscar e garantir que todos os usuários do seu projeto estão 100% treinados, que os manuais estão disponíveis e que toda a comunicação internas está no lugar.
-
Lições aprendidas
Uma vez que você tenha colocado no ar o seu projeto, é muito importante ter uma reunião com os seus parceiros e equipe de software para olhar para trás e identificar o que funcionou o que não, e qualquer lição aprendida vai realmente ajudar tanto você e seu parceiro para futuros projetos.
Entre em contato conosco e solicite uma consultoria em tecnologia!
Leia também em nosso blog: